sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Falta de manutenção e fiscalização nas calçadas causam transtorno aos fidelenses

Recebemos hoje a seguinte reclamação da leitora Lívia Ribeiro:


"Amo muito a nossa cidade. Aqui tem coisas que outros lugares não têm... Por isso, não gosto quando as pessoas só falam mal, sem parar pra pensar no que tem de bom aqui. Mas, por outro lado, tem muitas coisas que precisam melhorar. Muitas mesmo, não dá nem pra contar. Mas eu estou indignada com a situação das calçadas em São Fidélis. Falar daqueles comerciantes que colocam mesas e cadeiras ou que expõem seus produtos, acho que nem adianta mais. Eu queria falar mesmo é do chão que a gente pisa. Tem lugares que simplesmente não dão pra passar. Esses dias eu vi uma senhora cair em frente ao Neguinho do Gás. A minha experiência é com carrinho de bebê, mas fico pensando num cego, ou cadeirante, ou mesmo quem precisa usar muletas . Eu soube que em São Paulo, Rio e outras cidades maiores, cada pessoa é responsável pela sua calçada, e sujeita à multa se não estiver de acordo. Eu acho um pouco difícil essa lei chegar logo aqui, mas enquanto isso, as próprias pessoas podiam tomar consciência e melhorar a frente das suas casas. Além de facilitar a vida de quem passa, também vai deixar a cidade mais bonita!"

O blog foi então conferir de perto a situação das calçadas na cidade e olhem só o que encontramos:




Estes são só alguns exemplos!
Na primeira, o desnível é imenso. Imaginem só como disse nossa leitora, a dificuldade que um cadeirante tem de passar no local.
Na segunda, a calçada está quebrada. O que também obriga quem precisa passar pelo local a ir para a rua, disputar espaço com os carros.
A última é a que mais que mais causa indignação! Comerciantes que não respeitam o local dos pedestres e ainda uma moto estacionada na calçada para piorar a situação!

Um comentário:

  1. Oi Lívia,

    Assim como vc, tb fico indignado com essa verdadeira "privatização" das calçadas, e com o descaso das autoridades competentes - no âmbito do Poder Executivo (que tem o dever de fazer cumprir o Código Municipal de Posturas) e do Legislativo (que teria, em tese, o dever de cobrar do Executivo que saia da inércia) - que simplesmente ignoram tal fato!
    Meu sogro é portador de necessidades especiais, e temos enorme dificuldade em sair com ele numa cadeira de rodas, pois há locais em que somos obrigados a passar dentro da rua, em função das calçadas estarem sendo utilizadas como "extensão" dos estabelecimentos comerciais, ou por conta de carros/motos estacionados.
    Diante disso, fizemos a nossa parte!
    Primeiro peticionamos à Prefeitura, "mostrando", com fotos, esse absurdo, requerendo providências.
    Aguardamos 90 dias... e nada!
    Representamos, pois, no Ministério Público.
    Foi instaurado, então, o INQUÉRITO CIVIL PÚBLICO n.º 194/2008, na 2ª Promotoria de Tutela Coletiva do Núcleo Campos dos Goytacazes, que tem como titular o Dr. Marcelo Lessa Bastos.
    LÍVIA, que tal vc endereçar sua indignação lá para a 2º PJTC, reportando-se ao mencionado ICP???
    Dyana: 1), parabéns pelo blog! Só hoje é que soube da sua "existência"! E olha que "navego" quase diariamente! Divulgue-o mais! No Orkut, na comunidade São Fidélis, p.ex., ou nos jornais locais; 2) que tal vc, como jornalista, entrevistar o Dr. Marcelo Lessa sobre como anda o supracitado ICP, levando, na ocasião, + fotos??
    Tenho comigo diversas outras fotos dessa "privatização" das calçadas, como faço para enviá-las pra vc??
    Abcs,
    Fábio Stellet Gentil

    ResponderExcluir