quarta-feira, 28 de outubro de 2009

São Fidélis Notícias na Petrobras

A Petrobras realizou ontem um dos projetos que promove duas vezes ao ano. É o Petrobras de Portas Abertas. Jornalistas de vários veículos de comunicação estiveram na empresa para conhecer as instalações e acompanhar como funciona o trabalho de alguns setores.

O blog também estava presente.
Entre os departamentos mais interessantes está o Laboratório de Rochas, onde geólogos estudam as características das rochas onde foi ou ainda será perfurado um poço. Em anexo há a litoteca, uma biblioteca que contém pedaços de rochas desde o primeiro poço perfurado pela empresa até o que foi trabalhado ontem.





Há também um setor de armazenamento de materiais que auxiliam a perfuração para que tudo corra bem. Segundo o responsável pelo local, o campo já está pequeno, portanto pode ser transferido para outra cidade, ou precisar de outro espaço. Aqui são armazenados materiais como silicone, sal e álcool anidro.






Outro departamento cuida da contenção de um possível vazamento de óleo no mar. Aqui eles treinam bastante para quando houver necessidade de atuar. São vários equipamentos especializados para "cercar" o óleo e depois retirá-lo da água antes que chegue na areia da praia.






Conhecemos ainda o tão famoso petróleo, em suas diferentes texturas e ainda ganhamos um vidrinho com o produto.




São muitas as profissões e setores. Vários deles nem conhecemos em um dia inteiro de visitação. Em todos ouvíamos, em algum momento da explicação, a mesma afirmação: a área ainda vai crescer muito mais. E nós visitantes tivemos a certeza de que a área do petróleo é a profissão do futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário